terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que e uma seita ?



                      
  O QUE E UMA SEITA?

       Seita e um termo que deriva do latim (SECTA) cujo significado e seguidor . O termo e utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal.
      A palavra seita vem da mesma palavra grega que a palavra HERESIA. Esta palavra e HAIRESIS  no grego que significa escolha , tomar partido , quando a palavra hairesis passou para o latim se tornou SECTA.


        Nos dias de Jesus havia vários grupos religiosos:
 
- Saduceus  (At. 5.17).  elite (70 cadeiras no sinedrio)
- Fariseus    (At 15.5).   empresários classe media alta

      Os dois grupos tinham posições religiosas distintas 
(At 23.8). 

      Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de
 hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras 
(Mt 23.13-15,33).
      O Mestre deixou claro que não aceitava a idéia de que
 todos os caminhos levam a Deus.
 Ele ensinou que há apenas dois caminhos: o estreito, que
 conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à 
destruição (Mt 7.13,14).

 
            COMO IDENTIFICAR UMA SEITA :

      Existem alguns aspectos muito comuns às seitas ; dentre eles vamos ver alguns:
    1) Jesus não é o centro das atenções: As seitas falsas, de um modo geral subestimam o valor de JESUS. Os orientais têm os seus deuses ou profetas que colocam acima de tudo e os ocidentais ou substituem JESUS por outro "Cristo" ou colocam o Filho de Deus em segundo lugar, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos. Exemplo: Ex 20:1-7, Sl 16:1-4, Sl 115:1-11. 

   2) Têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia: Crêem apenas em partes da Bíblia. Admitem e aceitam como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa dose daquilo em que crêem. Alguns chegam até desacreditar da Bíblia, da qual fazem muitas restrições. II Tm 3:16. 

  3) Dizem serem os únicos certos: Uma das principais características de uma seita falsa é esta: Pode ter sido fundada há 5, 10, 20 ou 100 anos; isto não importa.

  4) Usam de falsa interpretação: As interpretações que fazem do texto bíblico, desprezando os princípios auxiliares da Hermenêutica têm levado inúmeras pessoas às vezes bem intencionadas a fundarem uma seita. De um modo geral isso acontece pela total ignorância das regras de interpretação do nosso próprio idioma que são ensinados em nossos colégios.
  Obs.: O que é Hermenêutica? 
    É a arte de interpretar textos, (dicionário) do grego hermenevein, interpretar, da qual nos ocuparemos, forma, parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata da reta inteligência e interpretação das Escrituras bíblicas. 

   5) Ensinam ao homem a desenvolver sua própria salvação: Não somente ensinam os homens a se salvarem mas prometem uma salvação inteiramente naturalista em seu conceito.
        Exemplo: Os antigos egípcios ensinavam "preparai-vos para os julgamentos de Osíris observando as regras da boa conduta. 
    
      As seitas aprisionam o pensamento e escravizam a alma,
mas Jesus traz liberdade para para toda vida.
   " Conhecereis a verdade e ela vos libertara" (Jo 8:32)
 
Pr. Alexandre Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário