segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que e heresia ?

                                   
     Heresia

Não é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes. 


O que uma heresia? 

Heresia ou argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS.  
   Veja agora como identificar uma heresia :

1)    Desarmonia com a Bíblia:

 No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira: 
· Argumento Bíblico.
· Argumento extra-bíblico.
· Argumento anti-bíblico Heresia. 

   O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc 4:16-30.
   O argumento extra-bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. Ex: Pregadores que usam estes argumentos em suas pregações devem tomar
cuidado (um mil chegará dois mil não passará; faça da tua parte e eu te ajudarei, etc...).
   Aqui encontramos as heresias que são anti-bíblicas. 
   Algumas são fundamentadas em versículo ou uma expressão isolada da Bíblia quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las. 

2) Unilateralidade de apreciação doutrinária:   

    Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de "escolher" uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Isto é, afirma a divindade de Cristo abandonando sua humanidade, preocupa-se com o corpo do homem e se esquece da sua alma ou do seu espírito.

3) Contradição com os fatos: 
   História e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas. Muitos bons cristãos tem sido enganados por coisas deste jaez (qualidade, sorte, laia). 

4) Incoerência lógica:  
    Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos. 

          Deus abencoe  
                    Prof. Alexandre Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário