sábado, 22 de fevereiro de 2014

TESTEMUNHA DE JEOVA



              Quem são as Testemunhas de Jeová e no que acreditam?"

Resposta: A seita conhecida hoje em dia como as Testemunhas de Jeová iniciou no estado americano da Pensilvânia em 1870, como uma escola bíblica iniciada por Charles Taze Russell. Russell nomeou seu grupo de “Estudos Bíblicos Aurora do Milênio”. Charles T. Russell começou a escrever uma série de livros chamada “Autora do Milênio”, que se estendeu por seis volumes antes da sua morte e que continha grande parte da teologia agora seguida pelas Testemunhas de Jeová.
      Após a morte de Russell em 1916, Judge J. F. Rutherford, amigo e sucessor de Russell, escreveu o sétimo e último volume da série “Aurora do Milênio”, “O Mistério Consumado”, em 1917. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados foi fundada em 1886 e rapidamente tornou-se o veículo através do qual o movimento “Aurora do Milênio” passou a distribuir suas visões aos outros. O grupo era conhecido como os “russellitas” até 1931 quando, devido a uma divisão na organização, esta foi renomeada “Testemunhas de Jeová”. O grupo da qual se separou ficou conhecido como “Estudantes da Bíblia”.

No que as Testemunhas de Jeová acreditam?   
     Uma análise minuciosa da sua posição doutrinária em assuntos como a divindade de Jesus, a Salvação, a Trindade, o Espírito Santo, a Expiação, etc., mostra que eles não guardam posições cristãs ortodoxas nesses assuntos.
     As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o arcanjo Miguel, o mais alto ser criado. Isto contradiz diversas Escrituras que claramente dizem que Jesus é Deus (João 1:1,14; 8:58; 10:30).
      As Testemunhas de Jeová acreditam que a salvação é obtida com uma combinação de fé, boas obras e obediência. Isto contradiz inúmeras Escrituras que declaram que a salvação é recebida pela fé (João 3:16; Efésios 2:8-9; Tito 3:5).
      As Testemunhas de Jeová rejeitam a Trindade, acreditando que Jesus é um ser criado e que o Espírito Santo é essencialmente o poder de Deus.
     As Testemunhas de Jeová rejeitam o conceito da morte de Cristo em substituição à nossa e ao invés seguem a teoria do resgate, que diz que a morte de Jesus foi o pagamento pelo pecado de Adão.

Como as Testemunhas de Jeová justificam estas doutrinas não-bíblicas?
(1) Eles afirmam que a igreja, ao longo dos séculos, corrompeu a Bíblia, e
 (2)  Eles retraduziram a Bíblia no que eles chamam de Tradução do Novo Mundo. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados alterou o texto bíblico para fazê-lo se adequar à sua falsa doutrina – ao invés de basear a sua doutrina no que a Bíblia ensina. A Tradução do Novo Mundo já teve numerosas edições, dado que as Testemunhas de Jeová descobrem mais e mais Escrituras que contradizem os seus ensinamentos.

As testemunhas de Jeová prontamente se mostram como uma seita que é apenas fracamente baseada nas Escrituras. A Torre de Vigia baseia suas crenças e doutrinas nos ensinamentos originais e expandidos de Charles Taze Russell, Jeudge Joseph Franklin Rutherford e seus sucessores.
     O Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados é o único corpo na seita que afirma ter autoridade para interpretar as Escrituras. Em outras palavras, o que o Corpo Governante diz com relação a qualquer passagem nas Escrituras é visto como a palavra final e pensar de forma independente é fortemente desencorajado. Isto está em oposição direta à admoestação de Paulo a Timóteo (e também a nós) para estudar e se apresentar aprovado a Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar, corretamente manejando a Palavra de Deus. Esta admoestação, encontrada em 2 Timóteo 2:15, é a clara instrução de Deus para cada um de Seus filhos no Corpo de Cristo para serem como os cristãos de Beréia e buscarem nas Escrituras diariamente se aquilo que está sendo ensinado está de acordo com o que a Palavra tem a dizer sobre o assunto.

As Testemunhas de Jeová devem ser reconhecidas pelos seus “esforços de evangelização”. Provavelmente não há outro grupo religioso que seja mais fiel que as Testemunhas de Jeová em propagar a sua mensagem. Infelizmente, a mensagem está cheia de distorções, enganações e falsa doutrina. Que Deus abra os olhos das Testemunhas de Jeová para a verdade do Evangelho e para o verdadeiro ensinamento da Palavra de Deus.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que e uma seita ?



                      
  O QUE E UMA SEITA?

       Seita e um termo que deriva do latim (SECTA) cujo significado e seguidor . O termo e utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal.
      A palavra seita vem da mesma palavra grega que a palavra HERESIA. Esta palavra e HAIRESIS  no grego que significa escolha , tomar partido , quando a palavra hairesis passou para o latim se tornou SECTA.


        Nos dias de Jesus havia vários grupos religiosos:
 
- Saduceus  (At. 5.17).  elite (70 cadeiras no sinedrio)
- Fariseus    (At 15.5).   empresários classe media alta

      Os dois grupos tinham posições religiosas distintas 
(At 23.8). 

      Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de
 hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras 
(Mt 23.13-15,33).
      O Mestre deixou claro que não aceitava a idéia de que
 todos os caminhos levam a Deus.
 Ele ensinou que há apenas dois caminhos: o estreito, que
 conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à 
destruição (Mt 7.13,14).

 
            COMO IDENTIFICAR UMA SEITA :

      Existem alguns aspectos muito comuns às seitas ; dentre eles vamos ver alguns:
    1) Jesus não é o centro das atenções: As seitas falsas, de um modo geral subestimam o valor de JESUS. Os orientais têm os seus deuses ou profetas que colocam acima de tudo e os ocidentais ou substituem JESUS por outro "Cristo" ou colocam o Filho de Deus em segundo lugar, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos. Exemplo: Ex 20:1-7, Sl 16:1-4, Sl 115:1-11. 

   2) Têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia: Crêem apenas em partes da Bíblia. Admitem e aceitam como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa dose daquilo em que crêem. Alguns chegam até desacreditar da Bíblia, da qual fazem muitas restrições. II Tm 3:16. 

  3) Dizem serem os únicos certos: Uma das principais características de uma seita falsa é esta: Pode ter sido fundada há 5, 10, 20 ou 100 anos; isto não importa.

  4) Usam de falsa interpretação: As interpretações que fazem do texto bíblico, desprezando os princípios auxiliares da Hermenêutica têm levado inúmeras pessoas às vezes bem intencionadas a fundarem uma seita. De um modo geral isso acontece pela total ignorância das regras de interpretação do nosso próprio idioma que são ensinados em nossos colégios.
  Obs.: O que é Hermenêutica? 
    É a arte de interpretar textos, (dicionário) do grego hermenevein, interpretar, da qual nos ocuparemos, forma, parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata da reta inteligência e interpretação das Escrituras bíblicas. 

   5) Ensinam ao homem a desenvolver sua própria salvação: Não somente ensinam os homens a se salvarem mas prometem uma salvação inteiramente naturalista em seu conceito.
        Exemplo: Os antigos egípcios ensinavam "preparai-vos para os julgamentos de Osíris observando as regras da boa conduta. 
    
      As seitas aprisionam o pensamento e escravizam a alma,
mas Jesus traz liberdade para para toda vida.
   " Conhecereis a verdade e ela vos libertara" (Jo 8:32)
 
Pr. Alexandre Chaves

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que e heresia ?

                                   
     Heresia

Não é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes. 


O que uma heresia? 

Heresia ou argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS.  
   Veja agora como identificar uma heresia :

1)    Desarmonia com a Bíblia:

 No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira: 
· Argumento Bíblico.
· Argumento extra-bíblico.
· Argumento anti-bíblico Heresia. 

   O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc 4:16-30.
   O argumento extra-bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. Ex: Pregadores que usam estes argumentos em suas pregações devem tomar
cuidado (um mil chegará dois mil não passará; faça da tua parte e eu te ajudarei, etc...).
   Aqui encontramos as heresias que são anti-bíblicas. 
   Algumas são fundamentadas em versículo ou uma expressão isolada da Bíblia quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las. 

2) Unilateralidade de apreciação doutrinária:   

    Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de "escolher" uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Isto é, afirma a divindade de Cristo abandonando sua humanidade, preocupa-se com o corpo do homem e se esquece da sua alma ou do seu espírito.

3) Contradição com os fatos: 
   História e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas. Muitos bons cristãos tem sido enganados por coisas deste jaez (qualidade, sorte, laia). 

4) Incoerência lógica:  
    Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos. 

          Deus abencoe  
                    Prof. Alexandre Chaves

COMECANDO AS AULAS



                                  




    Ola estamos  comecando mais um ano para podermos estudar a palavra de Deus.
     
       Neste trimestre estudaremos sobre SEITAS E HERESIAS
       Contamos com sua participacao  nos envie seu email para qulquer duvida e um prazer podermos estudar juntos contamos colaboracao.
                Deus abencoe todos voces .