sábado, 22 de setembro de 2012

Deus que abençoa na restituição


1Sm. 9.1-13, Sl. 113.5-7

QUEM FOI MEFIBOSETE?  
Mefibosete era neto do rei Saul. Era filho de Jônatas. Era membro da família real. Nasceu em berço de ouro. Cercado de riqueza, pompa e glória. Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação (2 Sm 4:4). Mefibosete é um retrato do homem ferido, em fuga, caído em seu pecado.

UM HOMEM QUE TEVE A VIDA MARCADA PELA DOR
- Perdeu a Graça Divina
- Aos 5 anos a tragédia bate na sua porta 2Sm.4.4
- Sem pai, sem herança, fugitivo, seus dois pés quebrados.
- Sem reino, sem ortopedista, sem anestésico, sem futuro.
- Um homem sem esperança, havia perdido tudo. 

1 DEUS SEMPRE QUER ABENÇOAR ALGUÉM.
2Sm. 9.1 E disse Davi: Há ainda alguém que ficasse da casa de Saul, para que lhe faça bem por amor de Jônatas?

2. ZIBA, EXPÔES OS DEFEITOS DE MEFIBOSETE.
2Sm. 9.2,3 - E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram que viesse a Davi, e disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. 3- E disse o rei: Não há ainda algum da casa de Saul para que use com ele de beneficência de Deus? Então, disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.

- Claro que sim, rei Davi, mas é um aleijado, é um coxo, é alguém indigno, imprestável. 
- Ele não tem nenhuma importância nem aparência real.
- Aleijado de ambos os pés, mendigo, Moribundo, Analfabeto, Maltrapido.
- Ele não é digno de receber essa benção.
- Ele tem uma grave deficiência. Ele não tem competência Rei. 

3. ONDE ESTAR ESTE HOMEM DISSE O REI.
2Sm. 9.4 E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 

- Lo-Debar é um lugar de fome. Um lugar de abandono.
- Morava na casa de Maquir, que significa “vendido”.
- Lo-Debar, Terra do Esquecimento, você já se sentiu assim.
- Lo-Debar, terra Arida sem produtividade. 
- Completamente esquecido pelas pessoas que deveria amar. 
- Mefibosete é muito pobre, não tem uma casa boa, carro novo,  
- Lo-Debar é muito longe ele não consegue vir disse Ziba. 
- Mefibosete esta muito doente, enfermo, Ele não conseguira vir. 
- Um homem sem esperança, sem perspectiva do futuro. 

4. DISSE O REI MANDA CHAMAR ESTE HOMEM.
2Sm.9.5,6 -  Então, mandou o rei Davi e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 6- E, vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

- Mefibosete estava com medo quando foi encontrado. Pensou que iria morrer. Mas Davi ministra não medo, não morte, mas graça. Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo.

- Jesus veio não para esmagar, julgar, condenar, humilhar. Ele veio de braços abertos para salvar, para perdoar, para curar, para libertar.

5. A RESTITUIÇÃO DAS TERRAS
2Sm.9.7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa.

1. Restituirei as Terras de te pai
2. De Continuo Comeras Pão a Mesa do Rei. 

- Mefibosete reconhece que nada merece – “Sou como um cão morto” (9:8).
- Ele recebe as terras, a herança de seu pai (9:9).
- Ele recebe provisão com fartura (9:10).
- Ele recebe a bênção de sentar-se sempre à mesa do rei com o rei (9:7.10,11,13).
- Ele é tratado como um filho (9:11).
- Veja os filhos de Davi assentados ao redor da mesa: Amnon, Tamar, Salomão, Absalão e o comandante Joabe. Ouvem-se as batidas surdas das muletas...
- Ele agora ira vestir-se como o rei
- Ele agora estará sentado na mesa do rei

- Ele agora é considerado filho do rei
- Ele agora morara em Jerusalém 

6. COMERAS CONTINUAMENTE NA MESA DO REI
2Sm.9.9,10 -  Então, chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul e de toda a sua casa tenho dado ao filho de teu senhor. 10- Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão que coma; e Mefibosete, filho de teu senhor, de contínuo comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.

7. MEFIBOSETE SERÁ TRATADO COMO FILHO DO REI
2Sm.9.11 E disse Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo; porém Mefibosete comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.

8. O REI PREPAROU UMA CASA EM JERUSALÉM  PARA MEFIBOSETE
2Sm.9.13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto de contínuo comia à mesa do rei; e era coxo de ambos os pés.
Deus decide honra e abençoa mefibosete  

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quatro Leis que fazem um Casamento dar certo (Sermão do Pr. Coty)

Quatro Leis que fazem um Casamento dar certo (Sermão do Pr. Coty)





Gn 2.18 - 25 Examinai as escrituras, pois nelas está a vida eterna.Não existe uma maneira de resolver problemas da sociedade sem cuidarmos das questões do matrimônio. Gn 2.18 Deus deixa claro como encherá a terra e exercerá domínio sobre ela. A Sociologia lança idéia de família sem conceitos bíblicos. O hedonismo em voga tira a liberdade do homem.


Como a sociedade considera o matrimônio?

Gn 2.18 – 25 No capítulo 18 de Gênesis Deus disse que não era bom o homem estar só. Era necessário uma ajudadora. Antes de Deus dar a mulher ao homem, deu-lhe o trabalho. É preciso descansar em Deus. Por isso o homem adormeceu para que ela fosse tirada dele.


Primeira lei Deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher: Lei da prioridade. A pessoa mais importante agora é seu cônjuge. Há uma prioridade. Casamento é o mecanismo divino mais eficaz de Deus para produzir maturidade no ser humano. O que deixa alguém pronto para o matrimônio é a emancipação emocional e financeira. Não podemos mais depender dos pais. Na primeira briga procura a mãe? Agora o homem torna-se marido. A mulher torna-se esposa.


Segunda lei – Se unirá: Lei do esforço. No hebraico é aquilo que se consegue por esforço. Perseguir até que alcançar. Harmonização de alma. Entrosamento emocional e espiritual que se consegue por esforço. Há casamentos de anos em que as pessoas ainda não se uniram. A essência do amor não é sentimento, é mandamento. É algo que vai além do romantismo. Não é só química ou hormônio, mas uma responsabilidade moral. Pode até não sentir, mas pode-se amar. 
Lutero viveu uma das piores épocas da história; A Idade das trevas. Nem os rudimentos bíblicos no sentido de salvação a igreja tinha mais. Ele estava na Era das indulgências. Por isso não existe reavivamento sem reabiblamento. Ele descobriu então que o justo viveria pela fé. Não eram as indulgências. Isso foi um grande impacto sociológico.
Lutero criou uma grande revolução sexual ao estudar a Bíblia e traduzir o Novo Testamento. O texto lido sobre o casamento impactou a época. Pessoas viviam em isolamento para buscar a Deus nos monastérios. O conceito de santidade era a abstinência espiritual. Como se ato sexual mesmo no casamento fosse considerado impuro. 
Na época do capítulo 2 de Gênesis não havia governo nem instituição. O conceito de família era o princípio mais básico. Portanto casamento é a escola do caráter. Para servir a Deus ainda melhor temos que nos casar. Viva Lutero! Monges e freiras começaram a se casar, inclusive a esposa dele. Lutero disse que um ano de casamento o santificou mais do que 10 anos de monastério. Casamento não é para frouxo. É para quem quer ter caráter. É exercitar valores como fidelidade, compromisso, verdade. 

 
Terceira lei – Serão os dois uma só carne: Lei de pertencer.

Nada agora mais é só seu. O que é mais particular e privativo de cada um será dos dois. Não há nada mais privativo do que o corpo. O corpo de um passa a pertencer ao outro. Imagina só as outras coisas além do corpo, como cartão, cheque, etc.
O texto que melhor identifica aliança é “Pai, todas as minhas coisas são tuas e todas tuas são minhas e nisso sou glorificado.” Rendição total a Deus. Tudo o que é seu é de Deus e tudo o que é de Deus é seu. O sobrenatural a partir daí passa a tocar no espírito do homem. Quando violamos a Lei de pertencer passamos a produzir separação. Deve haver disposição de compartilhar.


Quarta lei – Ambos estavam nus: Lei da nudez.

Nudez além da física: Nudez da alma! Não esconder o pecado, as dúvidas, temores e vergonhas para si. Um casal deve possuir uma vida transparente. A integridade é o princípio da intimidade e da confiança. Não existe legítima intimidade sem confiança e vice versa. Não há integridade sem verdade! E é isso que faz um casamento dar certo. 
Para resolver questões de casais que guardam segredos um do outro, que alicerçam a vida na mentira e na dissimulação; A lei da nudez é o princípio. Deus compartilha suas frustrações conosco através da vida de Oseias: Ele se casou com uma prostituta para mostrar como Jerusalém se prostituiu e traiu a Deus. 
No capítulo 6 vemos o processo para cuidar da ferida da violação do matrimônio. Deus faz a ferida e a cura! Uma verdadeira cirurgia espiritual! Pode ser que doa para que haja cura no casamento (uma ferida que trata da ferida). Não há como lidar com o adultério superficialmente. Não há como compartilhar com o cônjuge que o traiu sem feri-lo profundamente. É muito duro! A única chance é um processo cirúrgico de rasgar, expor e tratar profundamente. É necessário ser responsável pelo pecado para que Deus opere. Só assim dará certo.


Conclusão
Assumindo compromisso com estas Leis todo casamento torna-se viável. Isso pode produzir impactos por gerações. Certamente podem restaurar os fundamentos para o bem da sociedade. Se precisamos de um conserto é necessário primeiro uma decisão. Temos 48 horas para tomar as decisões. Caso não o façamos dificilmente o faremos depois. Mudança começa com quebrantamento, humildade e determinação. Deus habita e vivifica o contrito e quebrantado de coração. Existem oportunidades na vida de recomeço! Reconstrua! Acerte sua vida conjugal! Deixe Deus a restaurar! 

Sejam unidos e tenham sabedoria nos momentos em que a tempestades sobrevier. E isto vale para qualquer área de sua vida! "E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência,a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." Romanos 5.3-5