sábado, 23 de outubro de 2010

QUALIDADES DO SUDITOS DO REINO



QUALIDADES DO SUDITOS DE DEUS

MATEUS 5:1-11

HOJE FAREMOS UMA EXEGESE DO TEXTO DE MT 5:1-11 ONDE ESTUDAREMOS O CAPITULO 5 MAIS A FUNDO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER A GRANDEZA DESTE ENSINAMENTO PARA VIDA CRISTA.
ESSE SERMAO NAO CONSISTE DE UMA NOVA LISTA DE MANDAMENTOS,MAS SIM DE UMA DESCRIÇAO CLARA E SIMPLES DE COMO DEVEM VIVER AS PESSOAS QUE ENTRAM NO REINO DE DEUS.

JESUS EXPOS AS QUALIDADES MORAIS QUE DEVE ACOMPANHAR AS PESSOAS QUE DESEJAM SER DIGNOS DE PERTENCER AO SEU REINO. ESSAS BEM AVENTURANÇAS SAO AS CONDIÇOES ESSENCIAIS PARA QUEM QUISER OBTER O DIREITO DE CIDADANIA DO SEU REINO.


O QUE SIGNIFICA BEM-AVENTURANÇA ?


BEM-AVENTURANÇA SIGNIFICA UMA ALEGRIA PROFUNDA DENTRO DA PROPRIA PESSOA QUE E DIFICIL DE SER EXPLICADA PELO GRANDE GOZO QUE PRODUZ.FOI COM ESSA PALAVRA QUE JESUS INICIOU A SERIE DE CONDIÇOES NECESSARIAS AOS CIDADAOS DO SEU REINO.
AGORA VEREMOS CADA CONDIÇAO ESTIPULADA POR JESUS PARA UM SUDITO DO SEU REINO:

1- BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPIRITO PORQUE DELES E O REINO DOS CEUS;

A PALAVRA ``POBRE´´A palavra grega para "pobres" no caso é ptochos, que significa pobre mesmo, num sentido profundo. AQUI NAO QUER DIZER APENAS ALGUEM DESTITUIDO DE BENS MATERIAIS , MAS QUALQUER PESSOA QUE EM SUA NECESSIDADE BUSCA AJUDA DE DEUS.Davi disse: Eu sou pobre e necessitado mais Deus cuida de mim (SL40:17).

Jesus foi bem claro quando disse: ``OS POBRES DE ESPIRITO´´ isto e , os humildes ,os desprendidos de vaidade ,os livres da cobiça.
Ser pobre de espirito significa portanto , depender totalmente de outrem para lhe ajudar , especialmente de DEUS como esta escrito no (SL 34:6) ``CLAMOU ESTE POBRE E O SENHOR O OUVIU E O SALVOU DE TODAS AS SUA ANGUSTIAS.
A verdade e que o reino pertence aos que assumem a posiçao de absoluta dependencia de Deus mediante o sacrificio de JESUS na cruz do calvario.

2- BEM AVENTURADO OS QUE CHORAM PORQUE ELES SERAO CONSOLADOS

A expressao ``OS QUE CHORAM´´ refere-se aos servos de Deus que sofrem na terra por causa do curso deste mundo tenebroso que vive seu dia-a-dia como se DEUS nunca existisse , isto faz com que os filhos de Deus se preocupem e exerçam tamanha compaixao a pelos perdidos fazendo com que sintam uma grande dor em saber que vidas estao se perdendo ceifadas por satanas porque elas rejeitam a Deus e sua salvaçao.
Os que choram portanto , choram de tristeza pela condiçao pecaminosa do mundo.

3- BEM AVENTURADO OS MANSOS POIS ELES HERDARAM A TERRA

Entre os evangelhos sinopticos ou semelhantes no caso os evangelhos de MATEUS , MARCOS , LUCAS , apenas Mateus usa a palavra ``MANSOS´´ isto em 3 ocasioes a primeira aqui a segunda vez em (MT 11:28) ``manso e humilde de coraçao´´ e a ultima vez foi na entrada triunfal de Jesus em Jerusalem (MT 21:5) ``Eis que seu rei ai te vem , manso e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho.´´
A palavra ``MANSO´´ou amável, que também pode ser manso ou PRAYTES, em grego nos convida a aprender com Ele a sermos manso “amável” e humilde de coração. Mat 11,29. Logo, Jesus é um modelo por excelência na prática da amabilidade ou mansidao. Se quisermos um exemplo de quem vive ser amável, manso e humilde devemos olhar para Jesus sob todos os sentidos.
portanto , os herdeiros do reino de DEUS nao serao os ambiciosos , nem os avarentos nem mesmo os pretenciosos , mas aqueles que imitam o exemplo de MANSIDAO do Senhor Jesus. A humildade ou mansidao , e portanto a caracteristica dos que vqo herdar a terra e ter AQUI abundancia de paz (SL 37:11).

4- BEM AVENTURADOS OS QUE TERAO FOME E SEDE DE JUSTICA POIS ELES SERAO FARTOS

No presente contexto do sermao do monte a palavra ``JUSTIÇA´´ no grego DIKAIOSYNE que significa VONTADE DE DEUS, que nao e que muitos cristaos pensam acerca deste texto em que acham que este versiculo nos leva a exercer a justica de nos mesmos podemos ver que ao citar a 4ª Bem-aventurança Jesus não estava querendo ensinar sobre:

1. Justiça social,

2. Justiça pessoal

A síntese do pensamento de Jesus está muito bem apresentado pela Bíblia na Linguagem de Hoje: “Felizes os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele os deixará completamente satisfeitos”.

É exatamente sobre esta “fome e sede de fazer a vontade de Deus”, ou melhor, de ver a vontade de Deus sendo feita, “assim na terra, como no céu”, que Jesus está se referindo.

Partindo desse pressuposto, entendemos que fome e sede de justiça não é outra coisa senão o desejo de ver estabelecida a vontade de Deus entre os seres humanos.
Portanto , a justiça pela qual os servos de Deus suspiram e muito superior a todo o tipo de justiça terrena.

5- BEM AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS , PORQUE ELES ALCANÇARAO MISERICORDIA.

Misericordia e outra caracteristica dos suditos do reino de Deus (MT 5:7). A palavra significa compaixao despertada pela miseria alheia e tambem PERDAO.
Os misericordiosos portanto sao aqueles que como JESUS , mostram misericordia aos fracos , aos desamparados ,aos pequeninos , possuindo assim ``o mesmo sentimento que houve tambem em Cristo Jesus´´ (Fp 2:5).
o verdadeiro sudito de Deus portanto e aquele que nao consegue guardar magoas ou sentimentos contra quem quer que seja ele sempre mantem uma atitude perdoadora.

6- BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇAO POIS ELE VERAO A DEUS

Em contraste com a purificaçao corporal externa da qual os judeus e especialmente os fariseus eram tao escrupulosos (MT 23:25-28) Jesus exorta a limpeza interior.
A Biblia diz que se deve ``GUARDAR´´o coraçao porque dele procede as saidas da vida (PV 4:23). O que significa guardar ? Certamente e conserva-lo puro , santo , sem contaminaçao.
A pureza de coraçao esta relacionada a um CARATER PURO , A UM COMPORTAMENTO DIGNO. O proprio JESUS disse ``DO CORAÇAO PROCEDEM OS MAUS PENSAMENTOS´´(MT 15:19). Por esta razao e preciso esta vigilante a fim de eliminar toda a impureza e conserva-lo puro. Este e o requisito para chegar a presença de Deus (SL 24:3).

7- BEM AVENTURADOS OS PACIFICADORES POIS ELES SERAO CHAMADOS FILHOS DE DEUS

Pacificador e aquele que promove a paz entre inimigos.Usa de argumentos fortes e convincentes para levar as duas partes conflitantes ao ponto de se entenderem e voltarem a reconciliaçao.
E tambem aquele que busca a paz procurando BOAS RELAÇOES COM SEUS INIMIGOS (HB 12:14) (RM 12:18).Agindo assim estaremos de acordo com a vontade de DEUS.
JESUS DEUS A VIDA A FIM DE PROPICIAR A PAZ AOS HOMENS (JO 12:27).

8- BEM AVENTURADOS OS INJUSTIÇADOS POIS DELES E O REINO DOS CEUS

Esta bem aventurança destina-se somente a aqueles que sao perseguidos ``POR CAUSA DA JUSTIÇA ´´ou seja que sofrem pelo fato de perseverarem na pratica da Fe crista , afastando-se do pecado e de todo tipo de corrupçao.
Um cristao verdadeiramente honesto incomoda muito os que vivem na pratica da desonestidade ,estes tais desonesto e corruptos que tudo fazem para se livrar de tal CRISTAO porque `` E TAMBEM TODOS OS QUE PIAMENTE QUEREM VIVER EM CRISTO JESUS PADECERAO PERSEGUIÇOES´´(TM 3:12) afirma o apostolo Paulo.

CONCLUSAO

O SENHOR JESUS ENCERRA ESSA PARTE DO SERMAO DO MONTE , E DAS PROMESSAS DE BEM AVENTURANÇAS ESTIMULANDO SEUS SEGUIDORES A SENTIR ALEGRIA , A REGOZIJAR-SE NAO PELO FATO DE SEREM PERSEGUIDOS OU DESCONSIDERADOS MAS PORQUE VERDADEIRAMENTE ENCONTRARAM O CAMINHO DA FELICIDADE E DA PAZ E A CERTEZA DE QUE TERAO FORÇAS PARA PERMANECEREM ATE O FIM A SEREM CONTADOS COMO CIDADAOS DOS CEUS.

Agora eu lhe pergunto depois deste estudo voce tem as qualificaçoes para ser sudito do reino de DEUS faça uma analise uma introspecçao de voce hoje a luz desta palavra em que ponto voce esta falhando como sudito do REI e cidadao do reino , faça uma lista anote e vamos orar ´´SENHOR JESUS PERDOA-NOS POR NOSSAS FALHAS PEDIMOS AO SENHOR QUE NOS ABENÇOE E QUE ESTA QUALIDADES ESTEJAM DE AGORA EM DIANTE PRESENTE PLANTADAS EM NOSSA VIDA NO NOSSO DIA-A DIA PARA PODERMOS ENTENDER E DESFRUTAR DAS MARAVILHAS DO TEU REINO E VIVERMOS PARTE DELE JA AQUI NA TERRA OBRIGADO SENHOR POR ESTE MILAGRE EM NOME DE JESUS AMEM.
Que DEUS abencoe nesta jornada. Pois ser sudito do reino nao e futuro e sim presente bem presente em nossas vidas

PROF. ALEXANDRE CHAVES